Pré-requisitos
Para realizar esse tutorial é preciso que primeiro você baixe seu relatório de vendas digitais no sistema da sua distribuidora. Veja aqui como fazer.
Como se faz
Primeiro, você deve entrar na seção “Distribuição Digital” dentro do grupo de menu “Receitas”. Depois, clique no botão de ações no canto direito inferior da tela para encontrar o botão “Importar”.
Ao clicar na opção “Importar”, uma janela irá se abrir para que você selecione a sua distribuidora e um campo para selecionar o arquivo a ser importado. Clique no botão “Importar” da janela de importação.
Automaticamente, o sistema identifica algumas informações do seu relatório, como o delimitador sendo usado, o mês do relatório e a moeda sendo reportada. Todas essas informações podem ser alteradas se necessário.
Outras informações podem ser preenchidas ou não neste momento, como a “Taxa de conversão” da moeda do relatório, caso você já tenha. Caso contrário, poderá preencher depois.
- Taxa de conversão: é o valor de conversão da moeda do relatório para sua moeda corrente, como no caso de um relatório que vem em USD e é recebido em BRL.
- Taxa bancária: é uma taxa em porcentagem, que foi paga no recebimento do valor bruto do relatório.
- Adicionar ao nome: é um texto qualquer que deseja adicionar ao relatório para ser melhor identificado na listagem de relatórios. Geralmente usado quando o selo possui mais de um relatório da mesma distribuidora no mesmo mês.
O sistema automaticamente formata o nome do relatório da seguinte forma: nome-da-distribuidora-ano-mês-moeda.extensão_do_arquivo, exemplo: the-orchard-2021-06-USD.csv
Caso o campo “Adicionar ao nome” seja preenchido com a palavra “Adiantamento”, o nome do relatório será the-orchard-2021-06-USD-Adiantamento.csv
O arquivo será enviado para a fila de importação de relatórios em nossa nuvem e o processo de importação do seu relatório será exibido na seção “Processos” do menu principal, até que ele termine.
Ao término da importação, você irá receber um e-mail avisando o resultado da importação e, caso tenha sucesso, um resumo da mesma, conforme a imagem abaixo.
Pronto! Agora você pode analisar as informações contidas no relatório importado através de gráficos e análises que indicam a performance das suas obras em lojas, países, artistas que gravaram essas obras e mais.
Junto com a importação das vendas contidas no relatório, também são importados os fonogramas e os produtos.
Dependendo do relatório da distribuidora, também é possível que vídeos sejam importados automaticamente.
Você também pode importar fonogramas manualmente pelo ISRC caso o fonograma já esteja distribuído.
Você também pode importar vídeos do YouTube manualmente pelo ID do vídeo caso o vídeo esteja público no YouTube.
Listagem dos produtos importados durante a importação do relatório de distribuição digital.
Você também pode importar produtos manualmente pelo UPC caso o produto já esteja distribuído.
O próximo passo é o de processar as vendas de acordo com os contratos para que a folha de pagamentos inclua o direito artístico digital.
No mais, se você tem alguma dúvida sobre direito autoral ou como utilizar nosso sistema e não encontra? Fale conosco!
[page_tags]
Você precisa fazer login para comentar.