Como se faz
1 – Acesse a seção de obras no menu lateral
2- Clique no menu de ações para exportar seus ativos em csv
Antes de podermos importar os splits, precisamos da planilha com todas as obras. Ela servirá como um template para que você possa preencher os splits facilmente e diretamente na planilha. (Alternativamente, o template para download com instruções de preenchimento pode ser baixado aqui)
Portanto, clique o menu de ações no canto direito inferior e clique em “Exportar”. No seletor de formatos escolha “Splits de Obras“. Este é um formato onde cada linha se refere a um único titular de cada obra. Confirme no botão “Exportar”.
Você receberá o arquivo em seu email.
3- Abra a planilha e preencha os splits e as categorias
Os splits (percentuais de cada direito) e as categorias (forma de participação) estão separados em colunas, por direitos. Ou seja, você pode definir diferentes percentuais para diferentes direitos se assim desejar.
Por exemplo, no caso de uma obra onde queremos adicionar os splits do direito Mecânico Digital, devemos preencher as colunas:
- owners_category (coluna P): CA (Compositor Autor), E (Editora)
- owners_percent (coluna Q): O percentual acordado para cada titular em formato decimal (Ex: 0.25 para 25%) . A soma de todos os titulares deverá ser 1 (100%) para cada obra.
Da mesma forma, se a intenção é preencher os splits de licenciamento, usar as colunas “licensing_owners_category” e “licensing_owners_percent”. Se quiser preencher os direitos de execução pública use as colunas “pro_owners_category” e “pro_owners_percent”. Ainda é possível preencher os splits para os direitos de distribuição física (physical_owners_percent), de impressão (print_owners_percent), Sync (sync_owners_percent), Publicidade (publicity_owners_percent) e Banco de Dados (db_owners_percent).
4- Salve o arquivo e importe a plainha de splits
Após terminar de preencher os splits desejados, salve o arquivo e volte ao Smart Suite. Acesse a área de obras novamente, clique no menu de ação e em seguida em importar. No seletor de formatos escolha “Splits de Obras” e suba o arquivo.
Clique em importar. Após alguns momentos, os splits aparecerão em suas obras.
Parabéns! Você poupou muito tempo de trabalho manual com essa importação em massa. Já está pronto para processar os relatórios, pois eles utilizarão estes percentuais.
Alguma dúvida, alguma sugestão? Manda pra gente!