O serviço de arrecadação de direitos mecânicos digitais da Smart Rights faz com que você receba os royalties “mecânicos” do compositor, que ainda não foram pagos diretamente a você, por suas “composições” (letra e melodia) de serviços digitais como: Spotify, Apple Music, Amazon Prime, Google Play, Tidal, Deezer e todos os outros serviços de música digital, incluindo:

Jukeboxes digitais (ou seja, TouchTunes, AMI, etc.), serviços de karaokê digital (ou seja, TouchTunes Karaokê, AMI Karaokê, etc.), serviços de música de fundo / primeiro plano de negócios e de escritório (ou seja, Mood Music, Shoplifter, etc.)

Não. A TuneCore, a CD Baby e outras empresas de distribuição digital semelhantes pagam royalties artísticos / conexos*.

Os royalties mecânicos são pagos à sua editora, mas na maioria dos casos não são pagos a você.

Em quase todos os casos, sempre que uma música que você escreveu é tocada em qualquer lugar do mundo no Spotify, Napster, Beats, Mog, Google Play, Deezer ou qualquer outro serviço “sob demanda”, esse serviço deve pagar a sua editora (não seu distribuidor, não sua gravadora) um Royalty Mecânico referente a parte autoral dos fonogramas executados.

Por exemplo, se você já teve uma gravação de sua música baixada na Inglaterra ou na União Europeia no iTunes, Amazon ou qualquer outro serviço de download, você ganhou um dinheiro que não está sendo pago a você.

Dinheiro de royalties mecânico para STREAMS no mundo também deve ser coletado.

Se você já teve uma gravação de sua música executada no Spotify, Deezer, Napster ou qualquer outro serviço de transmissão interativo, é devido um dinheiro que (provavelmente) não está sendo pago a você.

Hoje, só fazemos a arrecadação de royalties mecânicos digitais para nossos clientes da plataforma de Software-como-Serviço, pois é ela que garante uma maior eficiência, integração e velocidade em todo o processo.

 

Mas, sim, podemos arrecadar para você não importa o tamanho da sua participação dentro de uma obra.

Cobramos uma taxa de serviço de 8% em cima do valor arrecadado.

As plataformas ou serviços digitais costumam ficar com 30% do que é ganho com assinaturas e anúncios. Destes 70% que sobram, 58% é pago para as distribuidoras como royalties artísticos e 12% são de royalties mecânicos.

Mas aqui no Brasil, streaming também é considerado execução pública, o que fz com que estes 12% sejam divididos em 3% como execução pública, pagos ao Ecad e sociedades que o compõem, e os outros 9% devem ser arrecadados pela sua editora. São esses 9% que o serviço da Smart Rights arrecada.

Estima-se que mais de 70% do mercado independente do Brasil não receba esses valores por muitos motivos. E, diferentemente dos créditos que ficam retidos no Ecad por falta de informações para pagar de forma correta, que caducam em 5 anos, no digital estes créditos retidos caducam em 3 anos.

Não é necessário, mas damos ferramentas em nossa plataforma para que você possa indicar todas as gravações das suas obras para que a arrecadação seja mais efetiva.

Geralmente essas associações entre obras e suas gravações são feitas automaticamente pela nossa inteligência artificial que realiza um matching entre todas as suas obras e seus fonogramas.

Os clientes da Smart Rights dentro do Brasil receberão seu dinheiro por meio de depósito direto em suas contas bancárias.
OBSERVAÇÃO: você deve preencher seu perfil e as páginas de informações bancárias e fiscais ou não poderemos pagar.

Os clientes da Smart Rights fora do Brasil receberão seu dinheiro via PayPal. NOTA: A Smart Rights só enviará dinheiro para o endereço de e-mail da sua conta Smart Rights.

Não. Não há conflito ou sobreposição. A parte dos royalties mecânicos digitais que são devidos como execução pública você receberá por pela sua sociedade e a outra parte por nós.

A parte dos royalties mecânicos digitais de execução pública são 1/4 e a parte que arrecadamos para você é de 3/4.

Diferentes serviços digitais pagam em períodos diferentes. Alguns serviços pagam mensalmente, outros pagam 45 dias após o final de cada trimestre (ou seja, um período de três meses). Além disso, muitos serviços estão atrasados em seus pagamentos.

Se o pagamento de um serviço de música não aparecer em um extrato mensal, provavelmente não haverá pagamento proveniente do serviço naquele mês.

Se você já tem um acordo de administração das suas obras em vigor, sua editora deverá se inscrever em seu nome.

Sim! Se você escreveu ou co-escreveu suas próprias músicas e não tem um acordo com um administrador ou uma editora, você é, por padrão, o dono de suas músicas. Portanto, você pode decidir quem coleta os royalties do compositor em seu nome.

Não, a Smart Rights é contratada por editores e administradores para trabalhar para eles. Se você escreveu sua própria música, provavelmente é o editor e administrador de suas obras.

Trabalhamos para você.

Sim, desde que uma gravação de sua música tenha sido executada em qualquer um dos serviços digitais em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento, e você não foi pago.

Por exemplo, se uma gravação de sua música já foi transmitida no Spotify, você deve dinheiro adicional como compositor / editor da “composição”.

Se você está lançando uma música que escreveu, você está recebendo seus royalties pela MASTER, no entanto, também deve um pagamento separado pelo uso de suas composições, seus royalties MECÂNICOS.

Provavelmente, você já saberia se já estivesse recebendo os royalties mecânicos devidos a você por essas empresas.

Em muitos casos, você não está sendo pago.

Esses royalties devidos ao compositor / editor pelos downloads e streams são chamados de “royalties mecânicos”. Com raras exceções, eles são gerados sempre que uma música é baixada (ou seja, iTunes) ou transmitida (ou seja, Spotify)

A Smart Rights obtém relatórios muito detalhados das plataformas digitais, e mostramos todos esses detalhes para você. Isso significa pagamentos de até 1/100.000 de centavo!

Nós apenas arredondamos para o ciclo de pagamento. Ou seja, todos os dígitos são preservados até o ponto de somar todo o seu relatório de royalties. Só então o total geral é arredondado para o centavo mais próximo (meio centavo para cima, menos de meio centavo para baixo).

Sim. Você está qualificado para ser pago quando seus ganhos não pagos atingirem um mínimo de R$ 50

FALE CONOSCO

Envie um e-mail para nós e ficaremos felizes em respondê-lo.

    Log in with your credentials

    or    

    Forgot your details?

    Create Account