Smart Search é uma ferramenta desenvolvida para facilitar a investigação e localização de gravações autorizadas ou não autorizadas de obras de um catálogo. Este tutorial irá guiá-lo através do processo de uso da Pesquisa Inteligente. Utilize-o para auxiliar na identificação e gerenciamento de gravações de obras do seu catálogo musical.
Como se faz
1 – Acesso ao Smart Search
Para acessar as funcionalidades do Smart Search, você precisará ir até a aba Obras.
2- Escolha a obra
Escolha a obra que deseja investigar e clique nela. Você verá uma guia chamada Spotify. Clique nele para buscar ocorrências da sua obra no Spotify.
3- Resultados da pesquisa
Após a pesquisa, você verá os resultados exibidos na plataforma. Você pode rolar para baixo para ver mais resultados, percebendo que nem todos os resultados correspondem necessariamente a sua obra.
4- Análise dos Resultados
É importante analisar os resultados para determinar se correspondem às gravações autorizadas da obra. O Smart Search oferece opções adicionais, como visualização de metadados de faixas, links para informações de direitos autorais e capacidade de importar a gravação de som para sua conta.
5- Importando fonogramas
Sempre que encontrar uma correspondência com uma gravação, você pode clicar em “Importar” abaixo de seus metadados ou clicar no botão de check verde. Em seguida, ele importará a gravação para sua conta e a vinculará a sua obra. As gravações importadas terão a cor do título alterada para verde para ajudá-lo a saber quais você já investigou e importou.
6- Refinando a pesquisa
Você pode refinar sua pesquisa selecionando a opção “nome exato”. Basta marcar essa opção e reiniciar a validação. Isso garante que apenas as faixas com o nome exato especificado sejam exibidas nos resultados.
7- Gerenciando fonogramas
O Smart Search permite uma gestão mais eficiente das gravações sonoras relacionadas com as obras. Um uso da ferramenta é exportar um arquivo de gravações da guia de trabalhos para que você possa saber quais gravações você deveria coletar direitos mecânicos digitais, mas não o são porque não havia vínculo anterior entre seu trabalho e aquela gravação. Então você poderá enviá-lo para sua sociedade de cobrança (por exemplo, Backoffice) no formato de arquivo correto.
Pronto! Agora você pode acompanhar todas as gravações que utilizaram suas obras e poder coletar royalties relativos a elas.
No mais, se você tem alguma dúvida sobre direito autoral ou como utilizar nosso sistema e não encontra? Fale conosco!